Programas de Autarquia para recuperar casas

02 mar, 2017

A Câmara de Castelo Branco acaba de lançar dois programas de apoio para realização de obras em edifícios habitacionais ou em habitações degradadas. Os apoios podem chegar aos 10 mil euros, em cada um dos programas.

Os regulamentos dos programas foram já publicados em Diário da República. Estes permitem criar uma rede de apoio a pessoas carenciadas, auxiliar na requalificação das habitações mais antigas e na reabilitação dos espaços públicos.

Este é um importante passo no desenvolvimento urbano e um instrumento necessário para garantir o apoio de forma consistente aqueles que mais necessitam”, afirmou o presidente da Câmara Luís Correia.

João Carvalhinho, Vereador da Câmara Municipal realçou que "ao longo dos anos, a Câmara de Castelo Branco tem exercido uma política ativa de requalificação urbana. A autarquia está atenta às questões socias e tem consciência da importância destes programas e da forma como eles beneficiam muitos munícipes”.

Podem candidatar-se a este apoio todos os cidadãos residentes e eleitores no concelho há mais de cinco anos, cujo rendimento per capita do agregado familiar seja igual ou inferior a 1,25 IAS (Indexante dos Apoios Sociais). São abrangidas por este apoio obras de conservação, reparação e beneficiação, nomeadamente reparação ou substituição de coberturas e de pavimentos; construção ou reabilitação de instalações sanitárias; reparação ou substituição de redes de infraestruturas; pinturas e reabilitação de fachadas.

Já o programa de apoio à realização de obras em edifícios habitacionais prevê o apoio na reabilitação de edifícios, com pelo menos 30 anos de existência, e que necessitem "de intervenções que lhes confiram adequadas caraterísticas de desempenho e de segurança".

Os interessados, quer para se candidatarem a um ou ao outro projeto devem fazer a sua inscrição no Balcão Único de Atendimento do município de Castelo Branco.