Bordado de Castelo Branco em Manchester

18 jan, 2017

A Câmara Municipal de Castelo Branco e o Cabido da Catedral de Manchester, no Reino Unido, estão a preparar uma exposição conjunta.

No próximo Verão, o Bordado de Castelo Branco vai ser exibido numa exposição da artista plástica Cristina Rodrigues, um projeto patrocinado pela autarquia albicastrense.

O Bordado de Castelo Branco está em processo de certificação e o Executivo tem apostado na sua promoção e valorização, como produto identitário do Concelho e da Beira Baixa e como uma das mais belas formas de expressão artística de raiz popular.

Recorde-se que, para além do Museu Francisco Tavares Proença Júnior, em Castelo Branco, o  Victoria and Albert Museum, em Londres, é um dos museus como a mais vasta e interessante coleção de Colchas de Bordado de Castelo Branco, razão pela qual a Câmara Municipal considera que este projeto artístico constituirá uma importante alavanca na promoção do ex-libris de Castelo Branco.

O vídeo em apresentação, cuja autoria é da responsabilidade da equipa da artista plástica Cristina Rodrigues, é apenas o primeiro de uma série que dará a conhecer, faseadamente, o processo de criação das peças a expor na Catedral de Manchester.

Vídeo: