Câmara Municipal de Castelo Branco integra projeto Transfronteiriço - Território EuroBird

18 jan, 2021

O Territorio EUROBIRD’ é um projecto Interreg de cooperação transfronteiriça Espanha-Portugal, apoiado pela União Europeia, que tem como prioridades desenvolver, criar e promover uma oferta turística sustentável, competitiva e de excelência baseada na observação de aves.
O centro-oeste da península Ibérica, na envolvente das bacias dos rios Tejo e Guadiana, abriga um dos espaços de maior notoriedade para as aves na Europa. Trata-se de uma área de grande beleza natural e diversidade de habitats onde vivem cerca de 340 espécies, incluindo residentes, estivais, invernantes e raridades, e que conta com mais de 69 Zonas de Especial Proteção para as Aves (ZEPA) entre outros espaços naturais protegidos.
Águia Imperial Ibérica, Cegonha-preta, Águia de Bonelli, Abutre-preto, Abutre egípcio, Ibis-preto, Peneireiro-das-torres, Grou e Peneireiro-cincento, entre outras espécies, vivem nestes 50.000 km2 partilhados por Espanha e Portugal, um verdadeiro paraíso para os amantes das aves e da natureza.
Montados, montanhas, planícies, vales e zonas húmidas sucedem-se num território excecional para a prática do turismo de observação de aves, também nos seus centros urbanos.
Foi aqui que nasceu o EUROBIRD, fruto da colaboração entre entidades da Extremadura, o Alentejo e o Centro de Portugal.
O objetivo é criar uma referência na Europa que dê a conhecer o destino, aumente o número de visitantes e promova a economia e o emprego.
Para alcançar estes objetivos, os parceiros do projeto trabalham de olhos postos na melhoria socioeconómica das zonas rurais através da adaptação de espaços e recursos; formação e criação de empresas; investigação, coordenação e gestão de atividades; além da sua promoção a nível local, nacional e, acima de tudo, internacional.
Bem-vindos à EUROBIRD, a terra das aves.
Para mais informação, consultar a página web do projeto em: http://www.eurobird.org