15 Anos do Museu Cargaleiro

09 set, 2020

"Foi com grata emoção que hoje, pelas 10h visitei o Museu Cargaleiro, na companhia do Arq. João Teixeira (Fundação Manuel Cargaleiro) para conhecer a nova obra que foi incorporada na exposição Manuel Cargaleiro – Vida e Obra. Trata-se de uma pintura a óleo de 1995, intitulada Bairro Alto.

Este é um dia muito especial, pois foi a 9 de setembro de 2005 que demos este passo de gigante na nossa relação com o Mestre Manuel Cargaleiro. O privilégio para Castelo Branco e para toda a região de sermos os depositários de uma coleção ímpar – pela dimensão e valor artístico - de obras suas e de seus contemporâneos, tem no Museu o seu lado mais visível. É um dos espaços culturais mais visitados do concelho e a sua localização, no coração da chamada zona histórica, é um marco em termos de qualificação da relação do cidadão com a cidade. É também com expectativa que aguardo a nova exposição comissariada por João Pinharanda, que será inaugurada no último trimestre deste ano.

No 15º Aniversário da inauguração do Museu Cargaleiro, convido todos para visitarem este espaço, num dia de Festa no qual a Autarquia e a Fundação Manuel Cargaleiro facultam entrada gratuita. No final da tarde, pelas 18h, terá lugar um momento musical, para o qual lanço um desafio. Venham mais cedo, pelas 17h15, visitem o Museu e, depois assistam ao concerto pelos ONFACE, um quarteto de músicos da nossa região."