Câmara de Castelo Branco incentiva compra de bicicletas

24 ago, 2020

A Câmara Municipal de Castelo Branco pretende avançar com um Programa de Apoio à Aquisição de Bicicletas no concelho. O procedimento com vista à concretização de um regulamento municipal, que vai permitir implementar o projeto, foi aprovado na última reunião de Câmara.

O programa visa promover a mobilidade  sustentável e a utilização das ciclovias e percursos cicláveis, incentivando as deslocações através de bicicletas. Além disso, trata-se também de uma resposta às novas condicionantes impostas pela pandemia, que exigem soluções de mobilidade seguras e sustentáveis.

Para o Presidente da Câmara Municipal de Castelo Branco, José Augusto Alves, “esta é uma proposta que se insere na nossa estratégia de tornar Castelo Branco mais verde e mais sustentável, o melhor concelho para se viver, trabalhar e investir. Ao apoiar as pessoas na aquisição de bicicletas, estamos a incentivar o comércio local, mas também a promover a qualidade de vida na nossa região”.

No âmbito deste projeto, a Câmara Municipal de Castelo Branco vai ainda promover programas de sensibilização e aprendizagem de condução de bicicletas para adultos e crianças com idade para utilizar este meio de transporte.

A iniciativa enquadra-se na estratégia de Mobilidade do Município de Castelo Branco, que pretende fomentar soluções capazes de reduzir a dependência do automóvel. Ao promover a sustentabilidade, a melhoria da qualidade do ar e a redução de ruído, aposta-se na qualidade de vida e na promoção da saúde dos cidadãos.