Quinta do Chinco promove atividade da apanha da azeitona com crianças

03 dez, 2018

O projeto da Câmara Municipal de Castelo Branco – Hortas Sociais da Quinta do Chinco realizou, durante o mês de novembro, uma atividade que recriou a tradicional apanha da azeitona.

Participaram nesta atividade cerca de 70 alunos do 1º ciclo (3º e 4º anos de escolaridade) da Escola da Mina, Escola João Roiz, Escola Cidade de Castelo Branco e Escola de Alcains, envolvendo assim os quatro Agrupamentos de Escolas do Concelho.

Uma parte da atividade decorreu na Quinta do Chinco, em que os alunos participaram ativamente na colheita da azeitona, praticando as diversas técnicas associadas a esta prática, como, estender os panais, colocar e utilizar escadas, varejar, ripar e cirandar, finalizando com a preparação da azeitona para ser remetida para o Lagar.

Uma segunda parte da atividade contemplou uma visita ao Lagar de Malpica do Tejo, visita guiada e acompanhada por técnicos da Associação de Produtores de Azeite da Beira Interior, onde os alunos tiveram a oportunidade de compreender todo o processo de transformação da azeitona em azeite. No final, a terminar a visita, os mais pequenos provaram o azeite acabado de fazer, uma prova que agradou e deliciou todos.

Esta atividade insere-se no Plano de Atividades das Hortas Sociais da Quinta do Chinco, que tem priorizado as temáticas relacionadas com a alimentação saudável, agricultura biológica e ambiente, em estreita articulação com a Comunidade Escolar.